sexta-feira, 9 de julho de 2010

A era André Villas Boas



Sobre o novo treinador do FCPORTO queria começar por dizer que ao inicio fiquei um pouco reticente quanto à sua pouca experiência como treinador principal. No entanto tenho que confessar que o seu perfil pode sem sombra de duvidas fazer esquecer essa eventual inexperiência.


Isto porque pelas primeiras informações recolhidas devo dizer que a sua extrema ambição, a capacidade de trabalho e o rigor na implementação das originais metodologias de treino o fazem conjugar com a maneira de trabalhar do clube portista.


Sendo assim e entrando no plano técnico-táctico do futebol que poderá ser apresentado pelo FCPORTO na proxima época parece-me claramente que estaremos perante uma revolução na forma de jogar dos dragões.


O novo porto será claramente uma equipa mais ambiciosa e mais autoritaria onde o espectaculo sairá valorizado em detrimento da visão calculista do jogo pelo que não será surpresa para mim uma maior empatia de Villas Boas com os adeptos em relação ao seu antecessor.


Ao nivel tactico tenho ouvido insistentemente na comunicação social a preferencia por parte do treinador na utilização de um sistema assente no 4x3x3, contudo, e apesar de acreditar nessas informações, penso que indo de encontro ao estilo de jogo requerido por Villas Boas as variações para um sistema de 4x4x2 serão constantes.


Ao optar pelo apetrechamento do meio-campo penso que o tecnico dará mais possibilidade a uma constante posse e circulação da bola o que no fundo deverá ser a melhor forma da maior parte dos jogadores mostrarem todo o seu potencial.


No entanto o 4x3x3 é o sistema que possibilita dar uma maior profundidade ao jogo da equipa e o FCPORTO tem no seu plantel jogadores que o poderão fazer exemplarmente como é o caso de Varela ou Ukra que são jogadores que sobem muito bem a lateral com o intuito de cruzar.


Seja como for parece-me que este plantel dos dragoes é muito diversificado no que ao plano táctico diz respeito o que dá ao treinador maiores opurtunidades para ao longo da época e dos jogos fazer as transformações tácticas necessárias.

6 comentários:

  1. Penso que o FCPorto este ano vai jogar em 4x3x3. Para mim a equipa titular deveria ser GR.Kieszek ; DD. Sapunaru ; DE. Emidio Rafael ; DC. Stepanov ; DC. Maicon ; MD. Castro ; MC.Sergio Oliveira ; MC. Guarin ; ED. Mariano Gonzalez ; EE. Ukra ; PL. Farias

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o Sporting este ano vai jogar em 4x3x3. Para mim a equipa tirular deveria ser
    Gr. Vitor Golas ; DD. Abel ; DE. Grimi ; DC.Tonel ; DC. Nuno Andre Coelho ; MD. Andre Santos ; MC. Andre Martins ; MC. Vukcevic ; ED.William Owuso ; EE. Diogo Salomao ; PL.Helder Postiga

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o Benfica este ano vai jogar em 4x4x2. Para mim a equipa tirular deveria ser
    GR. Oblack ; DD. Luis Filipe ; DE. Jorge Ribeiro ; DC. Fabio Faria ; DC. Roderick ; MD.Airton ; MC. Balboa ; MC. Felipe Menezes ; MO.Nuno Gomes ; Av. Alipio ; PL. Mantorras

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, sou do blog Negócios do Futebol e gostaria de saber se estaria interessado em escrever para nós, numa rubrica intitulada "olhar sobre o fc porto".

    Responda por favor para negociosdofutebol@gmail.com

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar