sábado, 5 de fevereiro de 2011

Análise dos reforços

Pretendo agora fazer uma análise aos reforços já confirmados do FCPorto para a proxima época:

Djalma- O angolano que passou as últimas épocas em Portugal ao serviço do Maritimo vai chegar ao Dragão a custo zero tendo assinado a custo zero. Penso que foi uma optima oportunidade de negocio tendo em vista a relação qualidade/preço. Este jogador possui qualidades interessantes no seu jogo tais como a extrema velocidade e bom poder de drible. No entanto precisa claramente de ser mais constante nas suas exibições e necessita de consolidar os seus processos de jogo já que a evolução que era perspectivada para o atleta não veio a ser confirmada pelo mesmo nos ultimos tempos. Se quiser segurar um lugar no plantel de André Villas-Boas tem inegavelmente que evoluir naquilo que pode dar à equipa e ao jogo. Penso que o FCPorto é o clube ideal para se desenvolver como jogador e penso também que esse desenvolvimento será possivel de alcançar até porque não nos podemos esquecer que o seu antigo clube é por natureza muito instável verificando-se todas as épocas trocas de treinadores e inúmeras entradas e saidas de jogadores.

Iturbe- Este jogador argentino que muitos já comparam a Messi é sem duvida aquele que mais expectativas suscita nos adeptos portistas. Do que pude observar do jogador tem realmente ao nivel do controlo da bola semelhanças com o astro argentino bem como uma notável velocidade na condução da bola. No entanto penso que essas comparações constantes podem ter um efeito negativo no jogador ao nivel psicológico pelo que a estrutura azul e branca tem de naturalmente preparar mentalmente o atleta para os desafios que lhe serão impostos. Voltando à análise do jogador dentro do campo é notorio que precisa de ser mais constante e regular nas suas exibições ainda que essa lacuna é facilmente explicada pela idade precoce com que entrou no futebol ao mais alto nivel. De assinalar também a notável cultura táctica que apresenta o seu futebol tendo apenas 17 anos. Por ultimo destacar também aquilo que me parece sem dúvida um bom negócio já que 2 milhões de euros por um jogador com um alto potencial como este pode-se revelar como uma grande fonte de rendimento futuro para o clube.

Kelvin- É inegavelmente o reforço mais desconhecido dos adeptos portistas apresentando a mesma idade de Iturbe ainda que não tenha tido, para já, as mesmas opurtunidades ao mais alto nivel do jovem argentino. Este jovem brasileiro que pode actuar como medio ofensivo (funções actualmente desempenhadas por Bellushi) ou como extremo tem como grandes qualidades a soberba visão de jogo e a elevada qualidade de passe. Se quiserem um nivel de comparação posso dizer que me faz lembrar o Anderson que passou pelo clube há uns anos atrás. É tambem um jogador muito corajoso na abordagem ao jogo sendo que a construção de jogo da equipa passa invariávelmente por ele. O que na minha opinião ele neccessita de melhorar é a sua agressividade ao jogo sem bola e a sua cultura táctica o que de resto é sem duvida a grande lacuna da maior parte dos médios brasileiros. Para concluir apenas quero dizer que pelas caracteristicas que apresenta a posição que na minha opinião lhe assenta melhor é a de médio ofensivo criativo, que actuamente está a cargo de Fernando Bellushi, já que é ai que pode potencializar todas as suas qualidade e dar mais do seu futebol à equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário